segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

IPVA 2018: segunda parcela vence a partir desta segunda-feira (19)

Data de pagamento do imposto no Paraná é definida a partir do número da placa; prazo termina na sexta-feira (23).


Paraná tem mais de 4,3 milhões de veículos que devem pagar o imposto, de acordo com o governo estadual (Foto: Divulgação/ ANPr)Paraná tem mais de 4,3 milhões de veículos que devem pagar o imposto, de acordo com o governo estadual (Foto: Divulgação/ ANPr)
Começa nesta segunda-feira (19) e termina na sexta-feira (23) o prazo para o pagamento da segunda parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018.A data de vencimento é estipulada, conforme o número final da placa do veículo. Confira a tabela abaixo.
Data de pagamento da parcela do IPVA é definida conforme a placa do carro (Foto: Secretaria da Fazenda do Paraná/Divulgação)Data de pagamento da parcela do IPVA é definida conforme a placa do carro (Foto: Secretaria da Fazenda do Paraná/Divulgação)
Data de pagamento da parcela do IPVA é definida conforme a placa do carro (Foto: Secretaria da Fazenda do Paraná/Divulgação)
O vencimento da terceira cota vai de 19 a 23 de março, também de acordo com a numeração da placa.
Aqueles que não pagaram a primeira parcela podem imprimir uma nova guia de recolhimento com o valor atualizado pelo site da Secretaria Estadual da Fazenda.
É necessário informar o número do Renavam.

Como pagar

O pagamento do IPVA pode ser feito a partir do Renavam nos bancos credenciados:
  • Banco do Brasil
  • Bancoob
  • Bradesco
  • Itaú
  • Rendimento
  • Sicredi
Outra opção é utilizar a Guia de Recolhimento do Estado do Paraná (GR-PR), que está disponível no site da Secretaria da Estadual da Fazenda.
Em todo o Paraná, são 4,3 milhões de veículos tributados e 2,61 milhões não tributados.
Pouco mais de 26% dos proprietários dos veículos tributados, ou seja, que são obrigados a pagar o IPVA, optaram por quitar o imposto à vista em janeiro deste ano.

Alíquota

De acordo com o governo estadual, alíquota da maior parte da frota vai ser de 3,5%, mesmo valor do ano passado.Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%.
Veículos que pertencem à União, a estados e a municípios são isentos do imposto. Para táxis, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os fabricados antes de 1998 são insentos.
O governo estadual informou que pode arrecadar R$ 3,2 bilhões com o IPVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário